Esportes

Martine Grael é escolhida para levar a bandeira do Brasil no Pan

 É a primeira vez que o Brasil terá mulheres à frente da delegação. Foto: Divulgação

A niteroiense Martine Soffiatti Grael, de 28 anos, e a paulista Kahena Kunze, de 28, foram escolhidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para carregar a bandeira do país na cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos 2019.

A abertura dos jogos acontece no Estádio Nacional do Peru, às 21h desta sexta. Essa é a 18ª edição dos jogos e as velejadoras, campeãs olímpicas na Rio 2016, são as primeiras mulheres brasileiras à frente da delegação. 

Depois da disputa no Pan-Americanos Lima 2019, a dupla volta ao Japão para mais um período de treinamentos e competições em Enoshima. 

Trajetória

As atletas se conheceram ainda na adolescência, quando competiam na classe Optimist. As duas que eram adversárias nas competições, mas se tornaram amigas fora d'água. 

Em 2009 elas mudaram de embarcação e se uniram como timoneira e proeira, se tornando campeãs mundiais júnior na Classe 420. 

A última competição da dupla foi evento-teste da vela em Enoshima, no Japão, no qual saiu vitoriosa. Lembrando que serão nessas águas em que serão disputados os Jogos Olímpicos 2020. 

< Empresa tem carga roubada três dias seguidos em Maricá Time de peso no 'Business Day' neste sábado no Rio <